Rotary Club de São Bento do Sul - Cidade dos Móveis promove palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
As Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST – vem apresentando preocupante aumento global do número de casos de Sífilis (população geral e gestantes) e HPV.
Em São Bento do Sul não tem sido diferente e os crescentes números de todos os tipos de IST demonstram que a sociedade, de forma geral, precisa estar cada vez mais informada, buscando as diversas alternativas de prevenção e proteção, evitando o contágio destas doenças, algumas com consequências irreversíveis.
Atento e preocupado com estas questões, o Rotary Club de São Bento do Sul – Cidade dos Móveis – realizou parcerias junto ao Colégio Global e Escola Roberto Grant, durante o mês de novembro/2017, no sentido de contribuir na redução dos índices de IST no município.
A mentora do projeto foi a Presidente Maria Cristina Paim, sendo que a apresentação e desenvolvimento do mesmo coube ao Dr. Eduardo Felippe Melchioretto, ambos associados do Rotary Club de SBS – Cidade dos Móveis. O currículo do Dr. Eduardo é invejável, situação que dá confiança e credibilidade ao conteúdo do projeto, inclusive por vivenciar no dia-a-dia da sua atividade profissional as mais diversas espécies de IST: Urologista formado pelo Hospital de Clínicas da UFPR; Especialização em Urologia Reconstrutiva – Arezzo/Itália; Especialização em Cirurgia Minimamente Invasiva e Laparoscopia – IRCAD/SP; Mestre em Clínica Cirúrgica e com Doutorado em andamento – Hospital de Clínicas da UFPR; Membro da Associação Americana e Européia de Urologia.
O projeto foi desenvolvido e apresentado na forma de palestras informativas e uso de projetor de imagens, com conteúdo claro e objetivo, à aproximadamente mil jovens na faixa de 14 a 18 anos, estudantes das escolas citadas. Para 2018 já existe um pré-agendamento na realização das palestras em outras escolas, procurando levar estes esclarecimentos ao maior número possível de estudantes e minimizar as consequências das IST.
O tema “Infecções Sexualmente Transmissíveis” é extremamente relevante, merecendo ampla divulgação, esclarecimentos, orientações, informações. Atitude e prevenção são as melhores formas de se proteger. O assunto é muito amplo, porém, ficam algumas informações e orientações:
- na última década as estatísticas revelam crescimento no número de casos de HIV/AIDS em jovens (15 a 30 anos – tanto homens quanto mulheres) e também com pessoas de meia-idade (faixa dos 50-60 anos);
- a falta de uso de preservativos (camisinha) pelos jovens é um dos fatores mais preocupantes;
- importante que os jovens procurem se vacinar contra o HPV (antes do início da vida sexual).
O Rotary Club de São Bento do Sul – Cidade dos Móveis leva à sociedade, desta forma, mais uma contribuição, tendo como “norte” o lema rotário 2017/2018: “O Rotary faz a Diferença”.
Postado em 17 de Dezembro de 2017 por Rotary Club de São Bento do Sul-Cidade dos Móveis