Rotary Club de Itabuna reúne parceiros em evento de valorização da educação
A manhã desta terça-feira, 27 de janeiro, foi marcada por solidariedade e incentivo à educação na sede do Rotary Club de Itabuna. Um evento organizado pelo clube com o apoio da Casa da Amizade reuniu crianças beneficiadas, professores, alunos, familiares e representantes de instituições parceiras e contou com uma programação super especial. O momento evidenciou o papel social do Rotary na transformação de vidas por meio da educação.
Primeiro, houve a conclusão de uma importante ação social e educacional realizada pelo Rotary Club de Itabuna, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e o Projeto Diniz Social, que promoveu a entrega de óculos de grau a crianças em situação de vulnerabilidade social, matriculadas na rede municipal de ensino, contribuindo diretamente para a inclusão e a melhoria do desempenho escolar.
O processo de seleção dos beneficiados ocorreu nas próprias escolas municipais e os alunos passaram por exames oftalmológicos viabilizados gratuitamente. Cada criança recebeu óculos completos — com armação e lentes — de acordo com sua necessidade oftalmológica, além de poder escolher livremente o modelo nas Óticas Diniz. Ao todo, 20 crianças foram beneficiadas nesta etapa da ação. Durante a ocasião, também foi anunciado que, a partir do dia 28 de janeiro, terá início uma nova triagem para a doação de mais 20 óculos, desta vez destinados às crianças da Creche Irmã Margarida, onde funciona um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC).
“Ficamos muito felizes em participar desta ação que vai trazer a estas crianças a possibilidade de enxergar melhor, de estudar melhor e permitir que tenham mais qualidade de vida. Isso é o mais importante!”, declarou o presidente 2025/2026 do Rotary Carlos Leahy, agradecendo o empenho das instituições parceiras durante todo o processo desde os exames até a entrega dos óculos.
Na sequência, houve o lançamento do tema da edição 2026 do Concurso Literário Adelindo Kfoury Silveira. O concurso envolve alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais e estimula a produção de redações que concorrem a premiações para o primeiro, segundo e terceiro lugares. O coordenador do concurso, o rotariano Sócrates Alves Júnior, anunciou o tema deste ano: “Educação e protagonismo juvenil: criar, sonhar e realizar” e destacou a importância do engajamento dos jovens e das escolas no fortalecimento da formação cidadã. Neste momento, ele contou com Michelângelo Lima, representante do SEBRAE – mais um importante parceiro do concurso de redação - que falou um pouco sobre como o empreendedorismo tem oportunizado jovens a realizarem os seus sonhos.
Encerrando a manhã, o público conheceu os Pequenos Autores Grapiúnas, alunos que participaram da produção do livro “Quem conta um conto, aumenta encontros”, uma obra coletiva que reúne mais de 51 histórias entre fábulas, contos e poesias. Os exemplares foram entregues aos jovens autores na presença de seus familiares e professores, em um momento de grande emoção, conduzido pela professora Lílian Lima, coordenadora do projeto literário.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Rosivaldo Pinheiro; do presidente do Rotary Club de Itabuna no ano rotário 2025/2026, Carlos Leahy; do rotariano e franqueado das Óticas Diniz em Itabuna, Valdino Cunha; além de representantes do SEBRAE e demais parceiros e foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso do Rotary Club de Itabuna com a valorização da educação, com a inclusão social e o incentivo à leitura e escrita. Essa união de esforços em prol dos estudantes simbolizou perfeitamente a mensagem presidencial do período 2025/26 que é Unidos para fazer o bem.
Postado em 27 de Janeiro de 2026 por Rotary Club de Itabuna